Os arrebatamentos de Henoc e de Elias

Primeiramente, vamos procurar, nos textos bíblicos, o significado para o termo arrebatar; um deles é com o sentido de morrer; vejamos:

Salmo 102,25: “Então eu disse: ‘Meu Deus, não me arrebates na metade dos meus dias’. Teus anos duram gerações de gerações.”

Sabedoria 14,15: “Um pai, atormentado por um luto prematuro, manda fazer uma imagem do filho tão cedo arrebatado. Agora honra como deus aquele que antes era apenas um homem morto, e transmite para as pessoas de sua casa ritos secretos e cerimônias.” (O grifo em negrito é nosso, padrão que adotaremos nesse ebook.)

Pela forma como estão redigidos os dois textos bíblicos podemos, sem medo algum de errar, entender que o significado de “arrebatar”, neles empregado, é o de “levar morto”.

Existem relatos onde um espírito é quem faz o arrebatamento; vejamos:

Ezequiel 3,14: “O espírito me ergueu e me arrebatou. Eu fui amargurado e irritado, pois a mão de Javé pesava sobre mim.”

Ezequiel 43,5: “Então o espírito me arrebatou e levou para o pátio interno: […].”

Atos 8,39: “[…] o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais […] foi parar em Azoto; […].”

De pronto, já nos causou estranheza o fato de que, nos dois primeiros passos, o substantivo espírito está grafado com “e” minúsculo, enquanto que em Atos se usou “E” maiúsculo, inclusive, indo mais longe em algumas traduções tratando-o de Espírito do Senhor, e outras de Espírito Santo, quando todos sabemos que esse personagem foi criação dos teólogos, após o Concílio de Niceia, em 325, para
justificar a Trindade.

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Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

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