É com muito respeito que me referirei a todos os seres tidos como deuses na Bíblia, quer sejam eles seres humanos ou espíritos humanos desencarnados, inclusive os não da Bíblia, mas apenas citados por ela.
Hoje se sabe que os demônios (“daimones” em grego, a língua em que foi escrito o Novo Testamento) são espíritos humanos ou almas dos chamados mortos. E assim, pois, há os espíritos ou demônios maus, mas há também os bons e até santos canonizados pela Igreja. Esse erro de que todos os demônios são espíritos maus se deve ao fato de Jesus e os apóstolos terem afastado das pessoas somente demônios maus, pois os bons não atormentam ninguém. Recomendo a quem tiver dicionário de grego/português conferir essa palavra grega. No singular, ela é “daimon”.
No Velho Testamento, há muito de mitologia, de viagem astral ou desdobramento (projeciologia), discos voadores e seres humanos de outros mundos. Então, é bom que estudemos esses assuntos, inclusive o espiritismo e a reencarnação, para que entendamos melhor certas passagens do Velho Testamento, mesmo achando-as esquisitas ou estranhas. Aliás, também Jesus disse que na Casa do Pai (o Universo) há muitas moradas. Muita gente morreu nas fogueiras da Inquisição por acreditar nesse ensino do Mestre Maior.
Recomendo o livro muito interessante “Os Deuses da Bíblia”, de F. A. Alves Corrêa, edição da Livraria Freitas Bastos, Rio, RJ. Alguns assuntos desta matéria constam de apócrifos, que significam “não autorizados”, com destaque para o apócrifo “Atos II”, de São Lucas, que aborda também a reencarnação, descoberto e traduzido do grego para o inglês por Kenneth Sylvan Cuthrie, e para o português, por M. M., distribuição do Centro Metafísico Mark-Age, Miami, Flórida, USA, citado pelo autor.
Vejamos um exemplo de viagem astral de São Paulo, portanto, do Novo Testamento: Diz ele que não sabia se foi no corpo ou fora do corpo, ele foi arrebatado até o terceiro céu onde viu coisas indescritíveis (2 Coríntios 12: 2). Hoje, sabemos que foi fora do seu corpo, ou seja, em espírito com seu perispírito. São pioneiros no estudo científico do desdobramento ou viagem astral o inglês Hereward Carrington e o americano Sylvan Muldoon, que lançaram, em 1929, em Londres, o livro “The Projections of the Astral Body”. Eles afirmam ser viajantes astrais habituais.
Os Deuses do Velho Testamento, entre outros: Anjos, Glória, Espíritos, Filhos dos Deuses, Deus dos Exércitos, Javé etc. Entre os Deuses não da Bíblia, mas citados por ela, destacam-se Baal e Oannes, rei da Mesopotâmia – muito estranho, pois era anfíbio e dormia dentro d’água. No fim, já no Novo Testamento, aparece, discretamente, o Espírito Santo, às vezes, confundido com Jesus.