Vamos fazer uma leitura dinâmica na Bíblia para ver se nela encontramos algo em que possamos nos apoiar para responder a essa pergunta.
O primeiro milagre que nos surge na Bíblia, é Deus criando, do nada, a Terra e o Universo num período fantástico de seis dias. Ora, hoje a ciência vem provar que esses dias são, na realidade, períodos de bilhões e bilhões de anos, e não, como até há pouco tempo ainda se pensava, serem dias de apenas 24 horas.
A criação do homem não deixa também de ser um fenômeno milagroso, já que Deus faz com que um monte de barro se transforme num ser humano. Entretanto, não vemos grandes diferenças entre nós e os animais, porquanto, os elementos que compõem nosso corpo físico são os mesmos que formam o corpo deles, inclusive, os nossos órgãos, com as suas respectivas funções, são muito semelhantes nesses dois seres. Tanta analogia assim, por questão de lógica, só pode existir se eles tiverem a mesma origem, ou seja, se surgissem duma mesma maneira. Não entendemos porque ainda se diz que o homem foi criado diferente. Bom; a verdade é que a narrativa bíblica deve ser tomada no sentido simbólico, qual seja, a de que o corpo humano se formou dos elementos que já existiam na natureza, da mesma forma que o corpo dos animais.