O yoga, o budismo, a cabala a teosofia, o antigo Ka egípcio 5.000 anos a.C, a Bíblia e várias outras correntes espiritualistas, com destaque das funções deles, como a dos chacras, ensinam o assunto desta coluna desde tempos remotos, ou seja, o ensino dos nossos vários corpos sutis e a sua atuação, principalmente, a do corpo astral. O espiritismo resume-os todos com o nome de perispírito, que une o espírito (alma) com o corpo carnal através do duplo etérico.
A Bíblia, como já dissemos, tem também fenômenos de viagem astral, por meio do que Paulo chama de corpo espiritual. Sobre ele, Paulo assim se expressa: “Semeia-se corpo animal (natural) e ressuscita ‘corpo espiritual’” (1 Coríntios 14: 44). Dizendo de outro modo, sepulta-se o corpo carnal morto e ressuscita (ressurge) o corpo espiritual.
Não é, pois, o corpo carnal que ressuscita, apesar de a afirmação dum respeitado dogma da Igreja afirmar a ressurreição da carne, ou seja, do corpo junto com o espírito. E Paulo fala também em viagem astral, quando diz que foi arrebatado até o Terceiro Céu, não sabendo se foi com o corpo ou sem ele. (2 Coríntios 12: 2). Hoje se sabe que foi sem o corpo.
A Igreja denomina de bilocação e bilocalidade esse fenômeno de viagem astral ocorrido com vários de seus santos canonizados, destacando-se entre eles Santo Antônio de Pádua e o napolitano Santo Afonso Maria de Ligório, fundador d da Congregação dos Redentoristas. Já o espiritismo denomina esse fenômeno de viagem astral de desdobramento e emancipação do espírito.
Há uns antropólogos, obviamente materialistas, que dizem não ter prova da verdade sobre esses assuntos de corpo astral e de viagem astral que estamos abordando nesta coluna, apesar de eles reconhecerem que se trata de um assunto praticamente universal e milenar.
Vanguarda
Esse assunto não é bem uma disciplina de exclusividade somente do antropólogo, mas também de outras áreas de profissionais da ciência que reconhecem a realidade da viagem astral como pesos pesados que são da psiquiatria, psicologia, parapsicologia, projeciologia e outros segmentos da ciência.
Essa estranha afirmação de parte de antropólogos que, apesar de reconhecerem a universalidade desses fenômenos, de que não têm provas não surpreende, pois é comum o esoterismo, o ocultismo, a teosofia, a igreja, o Rosacruz, o espiritismo, a medicina holística etc. estarem na vanguarda da ciência na descoberta e prática desses fenômenos estranhos ao materialismo. E é sabido que os sábios do mundo espiritual ajudam os terrenos na sua evolução moral e material terrena.