Pesquisar
Close this search box.

Por um “i” os Cristãos se dividem

As palavras gregas “homoiousios”(de substância semelhante) e “homoousios”(de mesma substância) dividem os cristãos em dois “partidos”, o do i (arianos) que não aceita que Jesus é Deus, e o do sem i (atanasianos) que sustenta o contrário, e foi vitorioso em Nicéia (325), com Constantino se declarando “Bispo Universal da Igreja”.

Segundo uns, foi como homem que Jesus falou que o Pai é maior do que Ele. Mas a União Hipostática da teologia sustenta a inseparatividade do Verbo da natureza humana, e que há uma só Pessoa Divina em Jesus Cristo. Aliás, isso se instituiu na tentativa de reforçar que Jesus é Deus. Mas Ele é só Deus relativo, como todos nós o somos (João 10,34), pois Deus absoluto é só o Pai. “Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (João 20,17).

Quanto à preexistência de Jesus, em espírito (Verbo), já no tempo de Abraão, a Bíblia e a reencarnação nos mostram que os espíritos preexistem à criação dos seus corpos: “Antes que eu te formasse no ventre da tua madre, eu já te conheci” (Jeremias 1,5). Jeremias, entretanto, não é Deus.

Quando Jesus disse que onde houvesse dois ou mais reunidos em seu nome, Ele estaria no meio deles, trata-se de reuniões de paz, harmonia e preces, e não das reuniões dos primeiros concílios, as quais eram polêmicas e de homens irritados, com ameaças, inclusive, de morte. E a afirmação de que Jesus foi gerado (“homoousios”) e não criado (“homoiosios”) é um jogo de palavras.

Perdoem-me os que pensam diferente, mas isso é conversa pra boi dormir! Kardec, discordando dos teólogos, afirmou tal qual Jesus que nós somos filhos de Deus. E Jesus chamou Deus de Pai nosso, isto é, Dele e de nós, e não só Dele, e criador de nós. E Jesus é o Primogênito das Criaturas, portanto, Ele foi criado, e Deus é incriado.

Segundo Jesus, nós podemos fazer coisas maiores que Ele. Se Ele fosse Deus mesmo, seria isso possível? E Deus oraria a outro Deus? Se ora, qual é o verdadeiro? Realmente, perante a Bíblia e a razão, há um só Deus. E é interessante que essa grande verdade se sustente por um i!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.