Putin derrotado na Ucrânia, mundo em perigo

Se Putin perder a guerra da invasão da Ucrânia, com a agravante da ruína econômica da Rússia e que já começa a dar seus primeiros sinais, ele deverá tentar fazer alguma coisa para encobrir o fracasso dele nesta guerra. Já mostramos em outras matérias que ele é vaidoso, exibicionista e farofeiro do grande poder bélico russo comandado por ele.

Tem sido observado que ele tem feito tudo para esconder ou, pelo menos, amenizar os fracassos da Rússia nesse conflito, ao qual o mundo assiste desconcertado, pois, da parte da Rússia é muito estranho, para não dizer escandaloso, e que foi criado por Putin com a invasão, sem motivo, da Ucrânia, um país soberano e livre, que tem todo o seu direito de se defender e que tem contado com todo o apoio moral da maior parte dos países do mundo.

Putin diante dessa sua humilhante situação, pode querer criar um pretexto para ampliar essa guerra, estendendo-a a outros países da Europa, mesmo que isso represente o risco da Terceira Guerra Mundial. Sim, pois, parece que, para ele, aconteça o que acontecer, não importa, desde que não seja a derrota, nessa guerra, de sua Rússia pela Ucrânia, o que seria uma grande humilhação para ele e, consequentemente, sua ruína política total perante o povo russo…

Além do mais, ele poderá ser preso por crimes de guerra. Suas Forças Armadas, como se sabe, estão arrasando cidades ucranianas com foguetes disparados a distância, o que é fácil e sem causar baixas e ferimentos em seus soldados. Mas isso não significa que esteja tendo vitórias na guerra, pois não está tendo conquistas de cidades cujas forças ucranianas estejam rendendo-se ao exército russo.

A impressão de que a Rússia, com a derribada de prédios de várias cidades ucranianas esteja tendo vantagens nessa guerra é falsa. É verdade que um batalhão de soldados da cidade de Mariupol, sitiada pelos russos, tornou-se prisioneiro deles. Mas, um dia depois daquela derrota, o maior navio de guerra russo foi atacado e afundado com foguetes pelos ucranianos.

A Rússia, tentando suavizar esse grave episódio, buscou explicar que o navio afundou porque houve um incêndio nele. Mas o mundo todo ficou sabendo que o incêndio foi mesmo em consequência de uma explosão no navio, mas que tal explosão aconteceu por causa do ataque de dois foguetes lançados contra ele pelos ucranianos.

Artigo publicado no jornal O Tempo em 25/04/2022
PS: Bienal Mineira do Livro, de 13 a 22 de maio de 2022, no shopping BH. A Editora e Distribuidora de Livros Espíritas e Espiritualistas Chico Xavier convidou três dos seus autores para participarem: Marden Hott, Anazete e este colunista, em 20.5.2022 (confirmar horário), no Auditório Diamantina. Agradecemos aos que puderem comparecer. Contato: Cassia e Cleia (31) 3635-2585 3635-2585. Contato@editorachicoxavier.com.br
Para quem quiser acompanhar a discussão da coluna no jornal O Tempo. (CLIQUE AQUI)

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.

Últimas postagens