Não temos nenhuma dúvida de que a maioria esmagadora das pessoas as quais fizéssemos essa pergunta, a resposta na ponta da língua seria: João Evangelista.
Ademais não são poucos os exegetas e tradutores da Bíblia, que reformam essa crença.
Como exemplo, citaremos o tradutor Frederico Lourenço, doutor em línguas e literaturas clássicas e professor Universitário que, em Bíblia, volume I: Novo Testamento: Os Quatro Evangelhos, explicando um dos versículos do capítulo 21 do Evangelho Segundo João, diz:
21,24 ’Este é o discípulo que testemunhou essas coisas e que as escreveu’: temos aqui a explicação mais clara de todas de que o autor do Evangelho é o discípulo amado, testemunha ocular dos acontecimentos narrados. […]. (1)
Primeiramente, informamos que todos os grifos em negrito são nossos, padrão que adotaremos nesse ebook. Quando ocorrer de não ser nós avisaremos.
Ao que nos parece esse destacado tradutor português, infelizmente, está bem desatualizado com relação ao que a crítica textual defende em a respeito da autoria de cada um dos Evangelhos, que, originalmente, foram escritos em grego, língua da qual ele fez a tradução.
Como não é um tema que cabe desenvolvermos aqui, recomendamos aos interessados a nossa pesquisa publicada no ebook Os nomes dos títulos dos Evangelhos designam os seus autores? (2)