“Ficamos sujeitos a enganos sobre o sentido de certas expressões e de certos fatos, em virtude do hábito de interpretarmos os outros de acordo com as nossas próprias condições.” (ALLAN KARDEC)
Da obra O Que é o Espiritismo, no cap. II – Noções Elementares de Espiritismo, tópico “Escolhos da Mediunidade”, destacamos o seguinte item:
76. Um fato importante a considerar-se é que a obsessão, qualquer que seja a sua natureza, é independente da mediunidade, e que ela se encontra, de todos os graus, principalmente do último [subjugação], em grande número de pessoas que nunca ouviram falar de Espiritismo.
De fato, os Espíritos, tendo existido em todos os tempos, têm sempre exercido a mesma influência; a mediunidade não é uma causa, mas simples modo de manifestação dessa influência; pelo que podemos dizer com certeza que todo médium obsidiado sofre de um modo qualquer e, muitas vezes, nos atos mais comuns da sua vida os efeitos dessa influência que, sem a mediunidade, se manifestaria por outros efeitos, muitas vezes atribuídos a essas enfermidades misteriosas que escapam às investigações da medicina. Pela mediunidade o ente maléfico denuncia a sua presença; sem ela, é um inimigo oculto, de quem não se desconfia. (1) (grifo nosso)
Em princípio, essa fala de Allan Kardec (1804-1869) ficaria em completa contradição com o pensamento de que todo aquele que sofre influência dos Espíritos é, por isso mesmo, médium, conforme ele também diz no artigo “Escolhos dos médiuns”, publicado na Revista Espírita 1859, mês de fevereiro:
A mediunidade é uma faculdade multíplice, e que apresenta uma variedade infinita de nuanças em seus meios e em seus efeitos. Quem está apto para receber ou transmitir as comunicações dos Espíritos é, por isso mesmo, médium, qualquer que seja o modo empregado ou o grau de desenvolvimento da faculdade, desde a simples influência oculta até a produção dos mais insólitos fenômenos. […]. (2) (grifo nosso)
A pergunta que podemos propor é: haveria algum ser humano que não sofre influência dos Espíritos? Todos nós recebemos influência, o problema é que, na grande maioria, ela é oculta, razão pela qual não é percebida.
O ponto é que devemos analisar com mais calma o que o Codificador falou nesse item 76, de Noções Elementares de Espiritismo. Ao dizer que a obsessão é independente da mediunidade, ele está se referindo ao fato de que a mediunidade em si não é a causa da obsessão. E aqui, temos que entender a mediunidade no sentido restrito e da mesma maneira como em relação à expressão “sem mediunidade”. Sobre essa questão, um pouco à frente daremos explicação.