por Petronilo Pereira Filho
No AT há diversas passagens alusivas a uma vida futura: (Daniel 12:2) – E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.(2Mc 7:9 e 29) … o Criador do mundo, que organizou o nascimento dos homens e preside à geração de todas as coisas, ele mesmo é quem, na sua misericórdia, vos dará de novo o espírito e a vida… …Não temas este carrasco. Pelo contrario, sê digno de teus irmãos e aceita a morte, a fim de que eu torne a receber-te com eles na Misericórdia.
Por que o relator fala que dará “de novo” o espírito e a vida? Porque a mãe tinha a certeza de que receberia os filhos novamente? Aqueles que foram mortos sabiam que voltariam, como a mãe esperava a volta deles em outros corpos. Nisso se referiu Paulo em uma das cartas: (Hebreus 11:35) – As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
Por que uma melhor ressurreição? Se tem uma melhor é porque há mais de uma. Então surge a dúvida: Jesus foi o único que ressuscitou ou já havia ressurreição antes Dele?