Ensina uma doutrina que as revelações divinas terminaram com o último livro bíblico, ou seja, o Apocalipse, e que elas agora só acontecem com o papa ou os bispos em concílio. E ainda, segundo uma outra doutrina bíblica e espírita, as revelações continuam acontecendo através de pessoas possuidoras de dons espirituais ou proféticos, e aos quais Kardec chamou de fenômenos mediúnicos. Já os teólogos denominaram-nos de “Dons do Espírito Santo”, depois de terem criado o Espírito Santo juntamente com a Santíssima Trindade, no Concílio Ecumênico de Constantinopla (381). Em seguida, os teólogos acrescentaram à palavra espírito na Bíblia o adjetivo grego “hagion” (santo), para que esse termo espírito se transformasse em Espírito Santo.
E eis alguns ensinos bíblicos e espíritas. “Um e o mesmo espírito realiza todas estas coisas” (1 Co.12,11). É que, na hierarquia espiritual, Jesus é o Espírito Consolador que comanda as comunicações espirituais terráqueas. E não é Deus (E.S.) que se manifesta, pois há o discernimento de espíritos (1 Co 12,10). De fato, os espíritos humanos manifestantes são bons e maus.“Irmãos, não dêem crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora” (1 Jo 4,1).
Como se vê, os espíritos são diferentes e profetizam. E é do tipo “Nabi” o profeta bíblico que recebe espíritos.“Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo” (1 Co 14,37). “Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três…” (1 Co 14,29). “O que profetiza fala aos homens…” (1 Co 14,3). “Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar…” (1 Co 14,39). “Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro” (1 Co 14,30). “Tentavam ir para a Bitínia, mas o espírito de Jesus não o permitiu” (Atos 16,7). “À noite, sobreveio a Paulo uma visão…” (Atos 16,9). Era um espírito de um homem macedônio pedindo ajuda.
Essas revelações e profecias não são do Apocalipse nem de papas, bispos, padres ou pastores, mas, de quem tem dons espirituais ou mediúnicos, e que são praticados pelos cristãos espíritas. Os outros cristãos abandonaram essas práticas espirituais, substituindo-as por rituais lucrativos para seus líderes, e que ainda os engrandecem!