Sessão Espírita do Congresso

Darei resposta aos textos dos Srs.Benedito Franco (Bené), de Conselheiro Lafaiete, e Paulo Ângelo do Vale, constantes, respectivamente, de O TEMPO de 4-11 e 10-11-2004. “Gostaria de saber o que o espírita pensa e não o que ele não pensa.”

O pensamento espírita é simples e sem mistérios. O espírita crê de fato no espírito, e não só faz de conta que crê! Por isso se aprofunda no conhecimento do espírito. Daí as universidades espíritas. E, assim, o Espiritismo nocauteou, por completo, o materialismo! E a própria classe médica, que demonstrou para a Inquisição que os médiuns medievais chamados de bruxos não eram endemoninhados, demonstra hoje, também, que os médiuns não são doentes mentais.

Atualmente, os detratores do Espiritismo, os quais vivem no passado, ensinam ainda que os espíritos dos mortos que se manifestam são demônios. É que esse negócio de demônios mitológicos dá dinheiro! Mas, também, a descrença nesses demônios já vem de longe. E hoje, eles estão mesmo aposentados com seus rabos, chifres e garfos até para as crianças. Aliás, originariamente, demônios (“daimones” em Grego) significam almas boas ou más. Quanto à proibição de Moisés do contato com os espíritos dos mortos, por si mesma, ela nos prova que esse contato existe de fato. E Moisés o apóia também (Nm 11,26-29). Ademais, Jesus, Pedro, Tiago e João entraram em contato com os espíritos de Moisés e Elias na Transfiguração.

O Congresso fez uma homenagem a Kardec em 28-10-2004, pelo transcurso do bicentenário de seu nascimento. O deputado Luiz Carlos Bassuma (PT-BA) foi tomado por um espírito iluminado responsável pela prece mediúnica de encerramento. Lembremo-nos de que um espírito atrasado não ora.

E, embora um espírito atrasado possa se revestir de um espírito de luz, é pelos frutos que se conhece uma árvore. “Examinai os espíritos para saberdes se são bons ou maus” (1 Jo 4,1). Sem entrar numa análise mais profunda desse fenômeno no Congresso, considero-o positivo. E, se Deus permitisse que se manifestassem só os espíritos atrasados ou demônios, Ele estaria mancomunado com eles! Mas, consoante a Bíblia, Deus permite também a manifestação de espíritos bons!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.

Últimas postagens