Pesquisar
Close this search box.

Teologia da preguiça

Home Artigos Teologia da preguiça
Home Artigos Teologia da preguiça

Está numa apostila da Igreja Metodista que a Igreja Católica reconheceu que Lutero estava certo com sua doutrina da graça. De acordo com a informação que recebi, essa alteração na Teologia Católica foi publicada na “Folha de São Paulo” e intitulada: “Reconciliação entre católicos e protestantes” (não me foi dada a data).

Seria essa decisão de toda a Igreja, ou só da do Brasil? O CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) congrega 7 igrejas, ou seja, a Igreja Católica e mais 6 outras das mais antigas, entre elas a Luterana, a Anglicana e a Metodista.

E percebe-se que ele tem como um de seus objetivos principais o ataque ao espiritismo e às igrejas cristãs pentecostais ou fundamentalistas, cujos fenômenos espirituais acontecidos também com vários santos médiuns cristãos, são reconhecidos como sendo mediúnicos pelo espiritismo, já há 150 anos, e, agora, já reconhecidos também como tais por muitos bispos, padres e pastores.

De fato, os mais esclarecidos dessas igrejas e da ala carismática católica estão descobrindo essas verdades espíritas sobre esses fenômenos espirituais entre eles (1 Coríntios, capítulos 12 e 14, Atos e Apocalipse). Aliás, o próprio vocábulo “carismático” (do grego “carismata”) significa também médium.

E a doutrina da graça, erradamente interpretada por uma parte dos teólogos do CONIC, despreza a prática das boas obras. Mas Jesus no-la incentiva: “O reino dos céus é tomado pelo esforço” (Mateus 11,12). E passar pela porta estreita não é moleza (Mateus 7)

E agora estamos entendendo por que alguns programas católicos de TV estão sendo invadidos por pastores do CONIC, que estão sempre atacando o espiritismo e as igrejas cristãs pentecostais. E isso vai dar um bode sem tamanho, pois o povo, cada vez mais, liberta-se de cabrestos mentais! Deus nos dá de tudo, por exemplo, o alimento.

Mas cabe-nos cultivarmo-lo. E para a nossa salvação, temos que fazer também a nossa parte, e não nos entregarmos à ociosidade, o que seria próprio dos adeptos do que chamaríamos de “teologia da preguiça”!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

16 + = 18