Resumo: O texto argumenta que interpretações religiosas tradicionais, particularmente sobre o fim do mundo e o inferno, são usadas como ferramentas de terrorismo religioso, impondo crenças por meio do medo em vez de através da verdade. O autor contesta a literalidade de passagens bíblicas sobre o fim dos tempos, sugerindo que essas referências se aplicavam ao contexto histórico imediato dos autores bíblicos, não a um futuro distante. Além disso, o texto refuta a existência literal do inferno e de Lúcifer, argumentando que são construções culturais e instrumentos de controle religioso. Finalmente, ele critica a ideia de eleitos de Deus e a exigência de dízimos como formas de manipulação e limitação da liberdade individual.
Palavras-chave: interpretações religiosas, terrorismo religioso, fim do mundo, inferno, controle religioso.
Sumary: The text argues that traditional religious interpretations, particularly about the end of the world and hell, are used as tools of religious terrorism, imposing beliefs through fear rather than through truth. The author challenges the literalness of biblical passages about the end of times, suggesting that these references applied to the immediate historical context of the biblical authors, not to some distant future. Furthermore, the text refutes the literal existence of hell and Lucifer, arguing that they are cultural constructions and instruments of religious control. Finally, he criticizes the idea of God’s elect and the demand for tithes as forms of manipulation and limitation of individual freedom.
Keywords: religious interpretations, religious terrorism, end of the world, hell, religious control.