Pesquisar
Close this search box.

Um artigo que faz parte da minha história

Home Artigos Um artigo que faz parte da minha história
Home Artigos Um artigo que faz parte da minha história

A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência

Queremos, primeiramente, agradecer à articulista Cleomar Borges de Oliveira que, em novembro de 2001, no conceituado jornal “Nova Era”, de Franca (SP), escreveu o artigo “A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência”, nome de meu livro que, depois, teve o nome mudado para “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”. Vamos resumir o conteúdo do artigo dela para ele caber no espaço de minha coluna. Mas, antes, declaro que sou muito grato também à Liga dos Historiadores e Pesquisadores espíritas (Liphe), composta de brasileiros e estrangeiros, na qual, na internet, encontrei a divulgação de meus livros: “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, e a publicação de vários artigos meus desta coluna e o do Nova Era que abordamos.

Foi mais ou menos nesta época que tive a alegria de ser convidado pelo fundador e proprietário de O TEMPO>, Vittorio Medioli, para escrever minha coluna neste jornal. Mas deixemos que fale a articulista Cleomar do “Nova Era”. Quanto ao fato de o autor ser católico e reencarnacionista, e mesmo de ser espírita, trata-se de uma coisa muito simples, embora pareça contraditória. Simplesmente ele é um católico herege, isto é, não aceita todos os dogmas da Igreja. Mas os dogmas da Igreja – diga-se de passagem – estão caindo num esvaziamento muito grande, inclusive entre os próprios teólogos.

Isto porque eles foram instituídos em épocas remotas pelos concílios, quando a mentalidade da humanidade era outra, além de os dogmas terem sido não só expostos aos cristãos, mas impostos pela força.

Mas, hoje, não temos mais as fogueiras da Inquisição, pois a mentalidade da humanidade do século XXI mudou. Por outro lado, também, nem todo católico herege é necessariamente um desafiador da Igreja e, muito menos, um inimigo dela.

Além do mais, muitas heresias de hoje, como alguns fatos da Igreja o demonstram, serão verdades da Ortodoxia Católica de amanhã. João Huss, por exemplo, morreu na fogueira porque era contra a interrupção da comunhão sob as duas espécies de pão e vinho. E hoje, a Igreja voltou a essa prática em muitas igrejas, dependendo da determinação do padre. E a tudo isso se junte a afirmação do Apóstolo Paulo de que as heresias são necessárias. E Jesus era um judeu, sim, mas um judeu herege. Por isso os sacerdotes judeus passaram a odiá-lo e acabaram tramando a morte dele na Cruz.

Ademais, o cristianismo primitivo aceitava a reencarnação, já que os expoentes da teologia cristã, entre eles são Clemente de Alexandria, Orígenes, são Gregório Nasiazeno e o papa São Gregório Magno, eram adeptos da reencarnação.

E queremos deixar claro aqui que o Espiritismo é incompatível com o Catolicismo do ponto de vista dogmático, e não bíblico.

Artigo publicado no jornal O Tempo dia 16/08/2021
PS: Com este colunista: “Presença Espírita na Bíblia na TV Mundo Maior”, e a tradução do Novo Testamento completo, Editora Chico Xavier, (31) 3635-2585 Cássia e Cleia. contato@editorachicoxavier.com.br

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

5 + 5 =