Resumo: As fontes analisam a controvérsia sobre a fórmula batismal em Mateus 28:19, questionando sua autenticidade como palavras originais de Jesus. Diversos dicionários, enciclopédias e obras teológicas citadas argumentam que a fórmula trinitária (“Pai, Filho e Espírito Santo”) é uma adição posterior, baseando-se em análises textuais, históricas e literárias. A principal evidência apresentada é a ausência dessa fórmula em outros textos neotestamentários, onde o batismo é mencionado como sendo “em nome de Jesus”. Eusébio de Cesareia é citado como fonte de uma versão anterior do texto que não incluía a fórmula trinitária. Finalmente, até mesmo o Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger) reconhece a origem posterior desta fórmula no contexto do desenvolvimento da doutrina cristã.
Palavras-chave: fórmula batismal, Mateus 28:19, trinitária, Eusébio de Cesareia, Papa Bento XVI.
Abstract: The sources analyze the controversy over the baptismal formula in Matthew 28:19, questioning its authenticity as the original words of Jesus. Several dictionaries, encyclopedias and theological works cited argue that the Trinitarian formula (“Father, Son and Holy Spirit”) is a later addition, based on textual, historical and literary analyses. The main evidence presented is the absence of this formula in other New Testament texts, where baptism is mentioned as being “in the name of Jesus”. Eusebius of Caesarea is cited as the source of an earlier version of the text that did not include the Trinitarian formula. Finally, even Pope Benedict XVI (Joseph Ratzinger) recognizes the later origin of this formula in the context of the development of Christian doctrine.
Keywords: baptismal formula, Matthew 28:19, Trinitarian, Eusebius of Caesarea, Pope Benedict XVI.