Citaremos abaixo a resposta do escritor Hamilton Lobo de Almeida a um artigo de autoria do católico Luiz Roberto Turatti, em fórum de discussão no qual participam. Convém ressaltar que, por absoluta falta de provas deste último, não apresentadas em prazo estipulado, a moderação daquele fórum não permitiu a inclusão da matéria na íntegra, de trecho que incluía, logo no primeiro parágrafo, acusações a Chico Xavier, nos seguintes termos:
É uma pena que muitos poucos saibam ou acreditam que Chico Xavier já havia reconhecido, muito antes de morrer, que nada do que acontecia com ele e nem com nenhum pretendido intermediário do aquém com o além, e vice-versa, na penumbra dos centros-espíritas, deveria ser levado a sério.
Julgamos desnecessário comentarmos as clamorosas inverdades supracitadas. Não obstante, achamos importante citá-las para que o leitor conheça com que espécie de crítico estamos a lidar. Por isso prosseguiremos, de agora em diante, com a exposição de argumentos pró e contra, deixando desde já, o julgamento final a critério dos leitores.
Por Hamilton Lobo de Almeida