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2/2 – Memória Genética e Reencarnação

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Consequências da tese da memória genética para a visão espiritualista do ser humano

Adotando-se uma visão espiritualista – sem considerar a existência ou não da reencarnação, mas apenas continuidade da personalidade após a morte (o que é aceito por quase todas as religiões), não é difícil ver que se criam problemas insolúveis as diversas teologias ao se misturar a tese da memória genética para refutar a noção da reencarnação: 1. Problemas com a noção de Justiça Divina: onde se poderia estabelecer a Justiça Divina se, por exemplo, o comportamento assassino estivesse estabelecido em traços herdados? Qualquer criminoso poderia, em um nível fundamental, culpar seus pais por parte ou toda a culpa de seus crimes; 2. Se caracteres de personalidade e memórias podem ser herdados geneticamente, não é possível defender qualquer noção de livre-arbítrio que é base para diversos sistemas de recompensas e punições nas mais diferentes religiões: haveria um gene responsável pelo comportamento altruísta ou devocional, que levaria certas pessoas a aceitar os princípios religiosos ligados à salvação, enquanto que outros, desprovidos de tal gene, estariam eternamente condenados ao inferno; haveria genes responsáveis pelos comportamentos pecaminosos etc; 3. Diante de 1 e 2, a razão de ser das religiões desapareceria, pois os que teriam que ser salvos já o estariam desde o nascimento por uma programação genética. Mas, qual o sentido da existência da alma ou de qualquer ‘algo’ que deva sobreviver à morte do corpo diante da herança genética colocada dessa forma? Nesse panorama, a alma não existe e, portanto, não existe salvação. Tal é a questão inexorável de se aceitar a tese. Trata-se de verdadeira ‘aberração filosófica’ defender a tese da memória genética e se dizer espiritualista, independente de se acreditar ou não em reencarnação.

Artigo publicado na Revista Espiritismo & Ciência nº. 90, São Paulo: Mythos Editora, nov/2011, páginas 34 a 42. Ir para a primeira parte.

Clique aqui e baixe o PDF com o texto na íntegra

Ademir L. X. Júnior
Ademir L. X. Júnior
Tecnologista 3-2 da Agência Espacial Brasileira, trabalhando na Diretoria de Transporte Espacial e Licenciamento - DTEL. Realiza escrita de artigos e relatórios científicos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

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