Search
Close this search box.

A crença na reencarnação é a terceira maior

Home Artigos A crença na reencarnação é a terceira maior
Home Artigos A crença na reencarnação é a terceira maior

A Bíblia contempla ideias espíritas originais

O título desta coluna diz a crença na reencarnação ocupa, hoje, o terceiro lugar entre as maiores crenças da humanidade. Falamos isso com muita alegria e uma certa autoridade, pois, foi depois de, como se diz, ter queimado muito as pestanas, lendo muitos livros sobre o assunto e, inclusive, tendo-o estudado, como seminarista que fui da Congregação dos Padres Redentoristas – ou seja, de acordo com a teologia da Igreja e seu modo de ver e interpretar a Bíblia –, além de ter estudado toda a história do cristianismo, desde a era apostólica.

O Mestre dos Mestres nos transmitiu com sua conhecida e sábia afirmação a Justiça Divina ou a lei de causa e efeito: “Ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo.” (São Mateus 5:26). Todos nós sabemos que se trata da colheita ou pagamento do último centavo figurado do que houvermos plantado. E repetimos que outro nome para a Justiça Divina é a inexorável lei de causa e efeito. E quando pagarmos o último centavo, temos a certeza absoluta de que não vamos pagar mais nada, o que derruba, totalmente, o erro das chamadas penas eternas.

Descrição na Bíblia

Mas alguém poderá dizer que isso está na Bíblia! Sim, mas ela foi escrita por homens falando sobre Deus, e eles não são infalíveis, somente Deus o é. Por exemplo, de certa feita, perguntaram a Jesus quando seria o final dos tempos (não do mundo), e Ele respondeu que nem Ele nem os anjos dos céus sabiam, mas que somente Deus sabe esse dia… (São Mateus 12: 36).

Não há mais os originais bíblicos, mas traduções de traduções, e os tradutores cometeram erros e, às vezes, propositais, para adaptarem a significação de textos bíblicos ao seu modo de crer. E como isso aconteceu no decorrer dos séculos e ainda acontece, principalmente, depois que surgiu o espiritismo de Kardec!

Palingenesia

Sim, e como a Bíblia segundo o renomado pastor Neemias Marien é um manual de psicografia do princípio ao fim. As ideias espíritas originais dela contra as quais são o clero católico e os pastores evangélicos, os tradutores novos da Bíblia destas correntes religiosas têm alterado os textos dela, adaptando-os no sentido de que desapareçam deles as ideias espíritas como as do contato através dos médiuns (no alvorecer do cristianismos chamados de “pneumatas”) com os espíritos e a das ideias da reencarnação, realmente, assuntos bem claros na Bíblia, antes das citadas alterações que eles têm feito nela, a partir de meados do século XX.

Muitos dizem que a palavra reencarnação não está na Bíblia. É claro que não, pois, ela foi criada no século XIX por Kardec e outros cientistas, mas está seu sinônimo em grego e português: ‘palingenesia’ traduzida escandalosamente por ‘regeneração’ em Tito 3: 5, e são Mateus 19: 28. Ver também Pastorino em “Sabedoria do Evangelho”.

Artigo publicado no jornal O Tempo em 05/02/2024
PS: Com este colunista “Presença Espírita na Bíblia” na TV Mundo Maior e a tradução da Bíblia (NT), Contato: Cássia e Cléia. contatoeditorachicoxavier@gmail.com.br

José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

3 + 5 =