Search
Close this search box.

A Ética na Bíblia

Home Artigos A Ética na Bíblia
Home Artigos A Ética na Bíblia

A ética na Bíblia acompanha a evolução moral dos povos ou grupos sociais a que pertenciam os seus autores sagrados. Realmente, a Bíblia possui uma ética que sempre evoluiu durante os 1.700 anos em que foi escrita, o que se constitui em mais um comprovante de que ela não é mesmo literalmente a palavra de Deus, imutável que Ele é.

Escreveram-na homens, às vezes inspirados por espíritos humanos santos ou atrasados, daí seus acertos e erros. Se fosse Deus mesmo que a inspirasse, jamais se encontraria na Bíblia uma falha sequer. E são notórios seus erros e contradições.

Por exemplo, a lei mosaica – não a divina – do Velho Testamento ensina que a justiça deve basear-se no dente por dente, pé por pé e olho por olho. Já no Novo Testamento, encontramos a ética de Jesus, a qual nos incentiva ao amor incondicional – não se deve perdoar só sete vezes, mas o perdão ou a ação de perdoar origina-se de palavras latinas: da preposição “per” (por) e do substantivo “donum” (dom, presente, dádiva), e ainda recebe a influência do verbo “dare” (dar, doar).

E os teólogos preferem a tradução de “donum” por dom à de prêmio. É que dom adapta-se à doutrina da teologia da graça e à dos dons do Espírito Santo. Mas a tradução mais apropriada de “donum” é prêmio, pois o perdão constitui-se num prêmio dado a si mesmo pelo seu próprio autor, de acordo com a lei de causa e efeito ou cármica, ou seja, de que nós colhemos o que nós plantamos. E quem perdoa, ganha, pois, o prêmio ou colheita do bem. “A cada um será dado segundo suas obras.”

E o perdão é até, sim, um dom espiritual, mas do espírito do indivíduo ofendido que perdoa, pelo que é mesmo o ofendido quem tem de perdoar.Por isso é também ele quem vai receber o prêmio pelo mérito da sua semeadura do perdão. E Jesus nos deixa claro que o perdão é, realmente, um dos postulares principais da mensagem do seu Evangelho.

Mas os teólogos, ao invés de ensinarem como se viver em consonância com a verdadeira ética bíblica evangélica, eles criaram doutrinas que em nada ajudam os fiéis a serem cristãos de verdade!

José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

1 + = 3