Search
Close this search box.

Afinal o Deuteronômio 18 condena todo e qualquer contato com os espíritos?

Home Artigos Afinal o Deuteronômio 18 condena todo e qualquer contato com os espíritos?
Home Artigos Afinal o Deuteronômio 18 condena todo e qualquer contato com os espíritos?

É comum que adeptos das correntes religiosas ditas cristãs, se não todos, pelo menos em sua grande maioria, se utilizarem do Dt 18,9-14 para dizer que as comunicações com os mortos estão proibidas em “toda a Bíblia”, logo, segundo eles, a prática da mediunidade é nela proibida. Na Bíblia Sagrada Vozes, por exemplo, em nota de rodapé, temos: “As práticas espíritas de evocar os mortos são severamente condenadas em toda a Bíblia. […].” (1) O que não é bem a verdade, pois, como ainda veremos, são pouquíssimas passagens que falam delas; mas, caso não coloquem as coisas dessa forma, como conseguirão manter seus fiéis na prisão mental em que lhes impõem com o seu dogmatismo?

Essa Bíblia, que citamos, é de cunho católico, e nesse seguimento religioso os seus adeptos não estão proibidos de fazer pedidos aos santos, que são, exatamente, pessoas mortas. Se há pedidos e os santos os atendem, isso nada mais é que comunicação com os mortos, quer queiram ou não.

Um ponto importante, que, geralmente, não se leva em consideração é que, em muitas situações narradas na Bíblia, é necessário que se procure analisar o contexto em que elas se encontram, para que não se cometam impropriedades e/ou interpretações à conveniência dogmática.

Clique aqui e baixe o PDF com o texto na íntegra

Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

+ 73 = 83