Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2000.
Senhor Oscar González Quevedo (Padre Quevedo)/Rede Globo
CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia
Sendo um estudioso das ciências psíquicas, licenciado em Humanidades Clássicas, Filosofia, Teologia, Presidente de honra e membro de numerosas Sociedades e Institutos de Parapsicologia em nações e cidades da América Latina, além de Espanha, Portugal e Estados Unidos, diplomado no IX Congresso Internacional de Parapsicologia de Milão, autor de diversos livros, publicados em várias línguas, o senhor procura desmistificar certas práticas supostamente relacionadas ao Espiritismo, como trabalhos de magia, rituais exercidos por pessoas que buscam apenas tirar dinheiro dos outros, etc.
Quero dizer que concordo com o Senhor neste sentido, pois há muitos embusteiros nesta área, que se aproveitam da boa-fé das pessoas. Se isso é uma das chagas do Espiritismo, devemos lembrar que na época da chamada “Santa Inquisição”, promovida pela Igreja Católica, pessoas eram assassinadas em nome de Deus, simplesmente por discordarem dos ensinamentos da Igreja. Devemos lembrar, também, que hoje muitos utilizam Templos para explorar pessoas e se enriquecerem, tudo em nome de Deus.
Em todas as áreas da vida, Padre, deparamo-nos com bons e maus profissionais. Existem bons e maus médicos, bons e maus advogados, bons e maus administradores, bons e maus políticos, e na religião não seria diferente : existem bons e maus pastores, bons e maus espíritas, bons e maus padres.