Search
Close this search box.

Chico Xavier ou Alziro Zarur São a Reencarnação de Allan Kardec?

Home Artigos Chico Xavier ou Alziro Zarur São a Reencarnação de Allan Kardec?
Home Artigos Chico Xavier ou Alziro Zarur São a Reencarnação de Allan Kardec?

“As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.” (Friedrich Nietzsche)

Por Paulo da Silva Neto Sobrinho e Thiago Toscano Ferrari

Lemos os artigos que levam o título de “Chico Xavier é a reencarnação de Allan Kardec?” e “Quem é a reencarnação de Kardec: Chico Xavier ou Alziro Zarur?”, que foi publicado pela revista da fé, nº 10, e compilado pelo CACP e publicado neste mesmo site, correspondente ao link (www.cacp.org.br/chico-xavier-e-a-reencarnacao-de-allan-kardec) e o outro link (www.cacp.org.br/quem-e-a-reencarnacao-de-kardec-chico-xavier-ou-alziro-zarur). Diante de nosso direito inafiançável de resposta, analisaremos o que é exposto e daremos a nossa contra-argumentação.

Percebemos que a tentativa do CACP foi de demonstrar, através de uma publicação espírita sobre o tema, revelando a opinião pessoal dos divulgadores da informação de que Chico Xavier teria sido a reencarnação de Kardec pudesse refletir a opinião do meio espírita como uníssona. No entanto, existem espíritas que divergem desta opinião e é o que iremos demonstrar neste nosso texto. O texto do CACP virá ressaltado e os nossos argumentos logo em seguida, tendo como objetivo, expormos uma pesquisa bem avançada sobre o tema que até o momento não recebeu uma refutação a contento. Vejamos:

Não se pode negar que a doutrina da reencarnação é a doutrina mais saliente do espiritismo. Admitindo como natural e espontânea a reencarnação, AK afirma: “Como quer opinemos acerca da reencarnação, quer a aceitemos, quer não, isso não constituirá motivo para que deixemos de sofrê-la, desde que ela exista .” Como parece tão óbvia a reencarnação para os espíritas, a FOLHA ESPÍRITA de junho de 1998, na primeira página dessa edição, em grandes manchetes trouxe o título “A VOLTA DE ALLAN KARDEC”. Com esse título tomou-se conhecimento de que em mensagem de Hilário Silva, recebida pelo médium Antônio Baduy filho, na reunião de abertura da 34º Confraternização de Mocidades e Madurezas Espíritas do Triângulo Mineiro (COMMETRIM) na noite de 31/10/1997, em Ituitaba-MG, tomou-se conhecimento de que Chico Xavier era a reencarnação de Allan Kardec. O mesmo jornal, FOLHA ESPÍRITA, publica uma entrevista de Marlene Nobre, que, indagada como recebeu a mensagem de Hilário Silva, declarou: “ Com naturalidade e, porque não dizer, com um misto de alegria e alívio. Naturalidade, porque há cerca de 40 anos tenho certeza de que Chico Xavier é a reencarnação de Allan Kardec, o Apóstolo da Renovação Humana, segundo a feliz denominação de Emmanuel.”

Quanto ao trato com a reencarnação, Kardec esteve certo em seu posicionamento em declarar que é uma lei natural, independente as pessoas acreditarem nela ou não, pois todos nós estamos sujeitos a ela. Jesus enfatizou, inclusive, em seu diálogo com Nicodemos (Jo 3,12). Com respeito à mensagem psicografada em 1997, temos elementos de pesquisa que contradizem esta afirmativa em investigações recentes ao que iremos, ao fim deste artigo, tornar público. Não temos como intervir na manifestação de alguns confrades que atestam que Chico Xavier foi à reencarnação de Kardec, porquanto são opiniões pessoais, que apenas nos cabe respeitar, embora discordemos completamente delas. O que temos feito é a divulgação de nossa pesquisa, visando dirimir as dúvidas e conter uma informação que, a nosso ver, não procede.

ALLAN KARDEC
Poucas pessoas sabem que Allan Kardec é o pseudônimo de um homem, cujo nome verdadeiro é Hippolyte Léon Denizard Rivail. Nasceu Hippolyte Léon Dinizar Rivail em Lion, na França, no dia 3 de outubro de 1804. A partir de 1855, dedicou-se inteiramente ao espiritismo. A partir de 18 de abril de 1857 desaparece Hippolyte Léon Denizard Rivail para dar lugar a Allan Kardec. Morreu no dia 31 de março de 1869, em Paris, com a idade de 65 anos incompletos. Os livros escritos por Allan Kardec, que constituem a codificação do espiritismo são:

1.O Livro dos Espíritos (publicado em 18 de abril de 1857, em francês)
2.O Que é o Espiritismo (1859)
3.O Livro dos Médiuns (186l)
4.O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
5.O Céu e o Inferno (1865)
6.A Gênese (1868)
7.Obras Póstumas (publicado depois da sua morte, ocorrida em 31 de março de 1869)

Faltou ao crítico rever a lista de obras redigidas e organizadas por Kardec, tal como a Revista Espírita que foi o ensaio prático do Espiritismo nascente lançadas de 1858 a 1869. O que temos a salientar ao autor é que Kardec adotou o seu pseudônimo por não ser autor das obras basilares da Doutrina Espírita e sim o organizador de uma obra que não lhe pertencia, antes aos espíritos que a ditaram.

CHICO XAVIER

Francisco Cândido Xavier nasceu a 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo, MG. Afirma ter tido as primeiras visões aos 4 anos. Por duas vezes teve o nome indicado para concorrer ao Nobel da Paz (198l e 1982). Psicografa desde 1927. Parnaso de AlémTúmulo, primeiro livro psicografado, foi lançado em 1932. Aos 88 anos de idade, e com a saúde já muito abalada, o mais célebre médium brasileiro reside na Casa da Prece, Av. João XXIII, no bairro do Aeroporto, Uberaba-MG, conhecida como a capital do Espiritismo Kardecista no Brasil. Para lá convergem milhares de pessoas de todo o Brasil. Já publicou 408 livros, sendo o único escritor espírita que supera Allan Kardec. Definindo sua razão de viver, declara ele: “Ah… mas quem sou eu senão uma formiga, das menores, que anda pela terra cumprindo sua obrigação.”(ISTO É/1358-11-10-95, p.101) 

Clique aqui e baixe o PDF com o texto na íntegra

Colaborador GAE
Colaborador GAE
Colaboradores e parceiros do GAE. Nossos colunistas têm compromisso com a verdade e procuram sempre embasar e comprovar seus argumentos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

53 + = 61