‘Nos céus da Gália’, comentários sobre trechos da obra

É bem certo que alguns companheiros irão nos denominar de “patrulheiro da fidelidade doutrinária”, “ortodoxo” e outros adjetivos mais; porém, em prol da Doutrina Espírita, não nos incomodaremos com isso. Erasto, espírito de escol que participou ativamente da codificação, que assina uma das frases acima colocadas, num outro momento aconselha:

É incontestável que, submetendo ao crivo da razão e da lógica todos os dados e todas as comunicações dos Espíritos, fácil se torna rejeitar a absurdidade e o erro. Pode um médium ser fascinado, e iludido um grupo; mas, a verificação severa a que procedam os outros grupos, a ciência adquirida, a alta autoridade moral dos diretores de grupos, as comunicações que os principais médiuns recebam, com um cunho de lógica e de autenticidade dos melhores Espíritos, justiçarão rapidamente esses ditados mentirosos e astuciosos, emanados de uma turba de Espíritos mistificadores ou maus. – Erasto, discípulo de São Paulo. (Paris, 1862). (ESE, cap. XXI, item 10, p. 341, grifo nosso).

Picture of Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *