Search
Close this search box.

‘Nos céus da Gália’, comentários sobre trechos da obra

Home Allan Kardec ‘Nos céus da Gália’, comentários sobre trechos da obra
Home Allan Kardec ‘Nos céus da Gália’, comentários sobre trechos da obra

É bem certo que alguns companheiros irão nos denominar de “patrulheiro da fidelidade doutrinária”, “ortodoxo” e outros adjetivos mais; porém, em prol da Doutrina Espírita, não nos incomodaremos com isso. Erasto, espírito de escol que participou ativamente da codificação, que assina uma das frases acima colocadas, num outro momento aconselha:

É incontestável que, submetendo ao crivo da razão e da lógica todos os dados e todas as comunicações dos Espíritos, fácil se torna rejeitar a absurdidade e o erro. Pode um médium ser fascinado, e iludido um grupo; mas, a verificação severa a que procedam os outros grupos, a ciência adquirida, a alta autoridade moral dos diretores de grupos, as comunicações que os principais médiuns recebam, com um cunho de lógica e de autenticidade dos melhores Espíritos, justiçarão rapidamente esses ditados mentirosos e astuciosos, emanados de uma turba de Espíritos mistificadores ou maus. – Erasto, discípulo de São Paulo. (Paris, 1862). (ESE, cap. XXI, item 10, p. 341, grifo nosso).

Clique aqui e baixe o PDF com o texto na íntegra

Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.