O Espiritismo ainda não tem ponto final

Prefácio

“À medida que vai o homem lentamente avançando na senda do conhecimento, o horizonte se dilata e novas perspectivas se vão ante ele desdobrando. Sua ciência é restrita; a Natureza, porém, não tem limites.” (Léon Denis, “No Invisível”, primeira parte, cap. 1 – A Ciência Espírita.)

Paulo da Silva Neto Sobrinho, o conhecido, admirado e respeitado pesquisador, escritor, conferencista, e articulista de diversos órgãos de reconhecido conceito na literatura espírita, mais uma vez nos apresenta uma admirável obra de sua autoria denominada “O Espiritismo ainda não tem ponto final”.

Fruto saboroso de sua incansável disposição de pesquisar com seriedade os diversos assuntos, que de forma alguma são abordados com a devida profundidade pela maioria dos confrades que se apresentam como estudiosos da nossa Doutrina Espírita, e quando desses assuntos se ocupam, o fazem na maioria das vezes sem a preocupação de observar o que nos falam os Espíritos Superiores no Consolador Prometido, preferindo o achismo de seus conhecimentos que julgam irrefutáveis.

Paulo Neto ao contrário, empenha-se em constantes estudos e pesquisas das obras que compõem a Codificação Espírita de autoria do Codificador do Espiritismo, e em muitas outras de autores consagrados, onde coleta os subsídios para nos apresentar, como pode ser comprovado neste novo livro que propicia aos leitores uma agradável e rica reflexão doutrinária sobre o tema em análise.

Posso afirmar com toda convicção de que assim como eu, o leitor encontrará em cada parágrafo deste livro, escrito de forma simples e clara, perfeita compreensão do assunto aqui contido, além da fidelidade doutrinária costumeira com a qual Paulo Neto, dignifica e valoriza seus trabalhos.

Neste seu novo livro, o autor procura esclarecer com uma significativa quantidade de argumentos, nas transcrições e citações de obras amplamente estudadas e de reconhecido conteúdo doutrinário, que o progresso é uma Lei Natural irrefutável a qual todos estamos submetidos, e a Doutrina Espírita não seria exceção.

É preciso não esquecer as palavras sinceras do próprio Paulo Neto sobre as obras de sua autoria que faço questão de interpretar com minhas palavras: “quando produz uma pesquisa não tem a intenção de contestar ou convencer quem quer que seja, tem como objetivo maior fornecer elementos para os que tiverem a oportunidade de ler suas obras tenham condições de formar sua própria opinião”.

Isso demonstra que o citado pesquisador não busca tirar proveito ou se fazer importante porque não precisa desse tipo de artifício, e posso mesmo afirmar que quem conhece e acompanha sua dedicação e fidelidade à Doutrina Espírita confia e aprova seus trabalhos na divulgação do Espiritismo.

Felicito o estimado amigo Paulo Neto, por esta primorosa e esclarecedora contribuição para o aprendizado e enobrecimento do conhecimento espirita de todos nós, que nos beneficiamos com seu laborioso e enriquecedor trabalho e tempo despendido para a execução de obra tão representativa para a compreensão do assunto em epígrafe.

Finalizando estas singelas palavras agradecendo a honra e a confiança que o prezado amigo me conferiu de prefaciar “O Espiritismo ainda não tem ponto final”.

Deus o abençoe abundantemente!
Francisco Rebouças.
20/12/2024.

Picture of Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *