Search
Close this search box.

O Espírito de Verdade e as respostas de O Livro dos Espíritos

Home Artigos O Espírito de Verdade e as respostas de O Livro dos Espíritos
Home Artigos O Espírito de Verdade e as respostas de O Livro dos Espíritos

É muito comum ouvirmos palestrantes espíritas, ao citarem algumas das perguntas de O Livro dos Espíritos, dizerem que foi o Espírito de Verdade quem as respondeu. Inclusive, não é raro acontecer que, nas casas espíritas, encontremos pelo menos um que assim age. Pelas nossas leituras, parece-nos, em princípio, que o que há nas obras da Codificação não é bem isso; por essa razão, resolvemos pesquisar. E veja, caro leitor, o que encontramos:

a) Na obra O que é o Espiritismo, o biógrafo Henri Sausse, diz que:

Em 1856, o Sr. Rivail frequentou as reuniões espíritas que se realizavam à rua Tiquetone, em casa do Sr. Roustan, com Mlle. Japhet, sonâmbula, que obtinha como médium comunicações muito interessantes, com o auxílio da cesta aguçada (1); fez examinar por esse médium as comunicações obtidas e postas precedentemente em ordem. Esse trabalho foi efetuado, a princípio, nas sessões ordinárias; mas a pedido dos Espíritos, e para que fosse consagrado mais cuidado, mais atenção a esse exame, foi continuado em sessões particulares.

 

“Não me contentei com essa verificação, diz ainda Allan Kardec, que os Espíritos me haviam recomendado. Tendo-me as circunstâncias posto em relação com outros médiuns, toda vez que se oferecia ocasião, eu a aproveitava para propor algumas das questões que me pareciam mais melindrosas. Foi assim que mais de dez médiuns prestaram seu concurso a esse trabalho. E foi da comparação e da fusão de todas essas respostas, coordenadas, classificadas e muitas vezes refeitas no silêncio da meditação, que formei a primeira edição de O Livro dos Espíritos, a qual apareceu em 18 de abril de 1857.” (grifo nosso) (2)

Fica, portanto, claro que houve o concurso de dez médiuns; certamente, que, por eles, se manifestaram vários espíritos e não somente o Espírito de Verdade; aliás, na fala de Kardec, ele afirma, logo no início, que havia recebido dos Espíritos, por intermédio da médium Sra. Japhet, várias comunicações às quais submeteu ao Controle Universal.

Clique aqui e baixe o PDF com o texto na íntegra

Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

4 + = 7