Pesquisar
Close this search box.

Ouro e Cascalho

Home Artigos Ouro e Cascalho
Home Artigos Ouro e Cascalho

A Bíblia e outras escrituras sagradas contêm revelações de Deus para todos nós seres humanos. E, como a sabedoria de Deus é infinita, Ele sempre terá novas revelações para nós. “Conhecereis a verdade, e ela vos libertará”. Realmente, é no futuro que vamos conhecer melhor a verdade, através dos anjos, isto é, espíritos humanos de elevada evolução, que nos serão enviados. É o que São Paulo nos diz: “Não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviço…?” (Hebreus 1,14). E lembremo-nos de que, na Bíblia, os médiuns são os profetas, de modo especial os do tipo “nabi”, ou seja, os que recebem espíritos.

E esses espíritos reveladores podem ser-nos enviados também encarnados. Por exemplo, o espírito encarnado do papa João 23 trouxe uma grande revelação de paz e ecumenismo para o mundo, o que resultou no Concílio Ecumênico Vaticano 2º (1963). Como se vê, a revelação de Deus através dos seus espíritos iluminados continua vigente. Sim, pois, Jesus disse que nos enviaria o Consolador, que é, na verdade, um conjunto de espíritos iluminados que nos consolam.

O Consolador é chamado por muitos, também, de Paráclito, Advogado, Espírito Santo ou Espírito de Verdade. E muitos O têm como sendo o próprio Jesus. Mas não é Ele que se manifesta comumente, pois, além do Pai enviar o Consolador (João 14,16), o próprio Jesus pode também enviar-nos o Consolador (João 15,26). E o que envia é um, e o enviado é outro. Aliás, o que envia é sempre maior do que o enviado.

Porém, temos que examinar os espíritos manifestantes (1a Carta de João 4,1), para sabermos se se trata mesmo de espíritos consoladores, ou maus, que, no caso, são falsos profetas ou demônios maus. E, na própria Bíblia, como já vimos em outra coluna, temos manifestações de espíritos maus tomados como sendo mensageiros de Deus, e, às vezes, até mesmo como sendo o próprio Deus. Veja-se este exemplo no Velho Testamento: “E eis que o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas…” (1 Reis 22, 23; e 2 Crônicas 18, 19-22). E sabemos, no entanto, que é impossível Deus mentir (Hebreus 6,18).

É por isso e muitas outras coisas que dizemos que a Bíblia tem ouro, sim, mas que ela tem também cascalho, o que não podemos atribuir a Deus!

Picture of José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

+ 38 = 44