Resumo: O texto analisa a pintura mediúnica à luz do caso de Esref Armagan, um pintor cego de nascimento. O artigo refuta a ideia de que a habilidade de Armagan desqualifica a pintura mediúnica, argumentando que os processos criativos são distintos. Enquanto Armagan aprendeu e praticou técnicas de pintura, mesmo sem visão, médiuns pictógrafos atuam como instrumentos passivos para espíritos, criando obras rapidamente e sem conhecimento prévio de arte. O texto defende a autenticidade da pintura mediúnica, citando exemplos e estudos, e contrapõe a opinião de críticos que questionam sua validade. Finalmente, o autor enfatiza que a crença na pintura mediúnica é uma escolha individual.
Palavras-chaves: pintura mediúnica, Esref Armagan, processos criativos, médiuns pictógrafos, autenticidade.
Sumary: The text analyzes mediumistic painting in light of the case of Esref Armagan, a painter who was blind from birth. The article refutes the idea that Armagan’s ability disqualifies mediumistic painting, arguing that the creative processes are distinct. While Armagan learned and practiced painting techniques, even without sight, pictorial mediums act as passive instruments for spirits, creating works quickly and without prior knowledge of art. The text defends the authenticity of mediumistic painting, citing examples and studies, and counters the opinion of critics who question its validity. Finally, the author emphasizes that belief in mediumistic painting is an individual choice.
Keywords: mediumistic painting, Esref Armagan, creative processes, pictograph mediums, authenticity.