A Bíblia é um livro que conta a longa história do povo judeu e do cristão e de seu comportamento com relação a Deus e aos nossos semelhantes. A escrita dela demorou cerca de 1.500 anos, e foi por vários autores de épocas diferentes. E, assim, ela tem, aproximadamente, cerca de 3.500 anos. Seus livros receberam a influência da ciência da época em que foram escritos e alguns, até a influência da mitologia que era considerada a própria ciência daqueles tempos em que a escreveram.
Tudo começou com Abraão, o primeiro patriarca bíblico dos judeus, tendo recebido de Deus Javé essa missão. Ele nasceu na cidade de Ur na Caldeia, mais ou menos no ano de 1800 aC, tendo migrado para a Mesopotâmia que é a Palestina hoje.
Os judeus são conhecidos por serem um povo dirigido pelo patriarca Abraão e pelo profeta Moisés. E Abraão, além de patriarca (criador de nações ou povos), é considerado também como sendo profeta (“profetes” em grego), o que tem, às vezes, um sentido misturado com sábio.
E como ensina a doutrina espírita, profeta na Bíblia é o que hoje é chamado de médium. Sim, pois, conforme o tipo de médium, ele pode saber o futuro (precognição) e o passado (retrocognição). Moisés, por exemplo, narra a criação do mundo, e nem sequer vivia naquela época.
Ademais, Jesus é considerado um profeta, mas é também considerado o maior sábio que já houve em nosso mundo. Como dissemos, realmente, às vezes, profeta ou médium tem o sentido de sábio. Todos temos ao menos um pouco de mediunidade. E se chama de médium quem tem uma mediunidade especial como ensinou Kardec.
Cremos que é muito claro que a história da Bíblia se compõe de seus autores e dos seus seguidores, desde o início da existência dela. E aqui não vamos tratar do que, inicialmente, ela só existia oralmente, de pais para filhos.
Como já vimos, ela tem cerca de 3.500 anos. E, assim, os judeus e os cristãos, todos nós formamos a longa história da Bíblia. Por isso, seus seguidores judeus e cristãos continuamos a sua história. História essa que se estenderá pelos séculos futuros, enquanto houver judeus e cristãos que cremos que sempre existirão aqui em nosso planeta Terra. De algum modo, pois, os seguidores da Bíblia, continuando a existir sempre, a sua história se perpetuará também pelos séculos dos séculos futuros.
E enfatizamos aqui agora que todos nós, seguidores da Bíblia, o livro mais traduzido, mais editado, mais vendido e mais lido do mundo, todos nós leitores e seguidores desse mais importante livro da história da humanidade, todos nós de ontem, de hoje e do futuro formamos, ousamos dizer, a mais numerosa família de nosso planeta Terra, ou seja, a Família Bíblica.