Respostas ao CACP

Encontra-se, no site CACP, diversas matérias que visam orientar e preparar o público-alvo protestante para contra-argumentar e refutar as “mentiras” da Doutrina Espírita. Não devemos estranhar que suas subdivisões do Espiritismo em “Baixo Espiritismo”, “Bruxaria”, “Espiritismo Kardecista” e “Nova Era” sigam critérios bem particulares, considerando quais sejam seus objetivos.

Mas podemos investigar seus argumentos e exercer nosso direito de resposta à altura daquilo a que se propuseram. É o que faremos com os textos abaixo, tendo em vista que nosso objetivo não é o de converter pessoas, e sim trazer algumas verdades à tona e revelar até que ponto pode chegar certos detratores que arrogam para si somente, o título “Cristão”, em detrimento de outros grupos que não seguem sua mesma ortodoxia.

O resultado de nossas investigações pode ser acessado clicando nos links das respectivas matérias, respeitando sempre que possível, a mesma ordem de exibição do referido sítio.

Parafraseando Kardec em nossa conclusão, entendemos que “Quando trato de maneira geral as questões levantadas por algum adversário, não é para convencê-lo, a isto não me prendo de nenhum modo, e ainda menos para fazê-lo renunciar à sua crença, que respeito quando é sincera, é unicamente para a instrução dos Espíritas, e porque ali encontro um ponto para desenvolver ou para esclarecer. Refuto os princípios e não os indivíduos; os princípios ficam, e os indivíduos desaparecem; é por isso que pouco me inquieto com as personalidades que talvez amanhã não serão mais e das quais não se falará mais, qualquer que seja a importância que procuram se dar”. (KARDEC, RE 1863, p. 219).