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Trindades da Igreja e das igrejas ortodoxas

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Divergências doutrinárias e diferenças de abordagem

Por ser a doutrina da Santíssima Trindade uma das mais confusas do cristianismo, não é surpreendente que as igrejas ortodoxas tenham uma visão dela diferente daquela da Igreja. Isso, porque vários problemas, inclusive políticos, entre os impérios Romano ocidental e Romano oriental, contribuíram também para o agravamento das divergências doutrinárias entre as igrejas católicas e as ortodoxas.

Vamos ver exemplos disso.

Muito embora os teólogos oficiais trinitários sempre empreguem um grande esforço para tentar convencer os espiritualistas monoteístas de que as pessoas é que são três, mas Deus é um só, os monoteístas continuam em dúvidas, já que Deus não é pessoa, menos ainda três… E não seria isso uma grave antropomorfização de Deus?

Como se vê, o respeitado dogma trinitário complica a nossa ideia monoteísta de um Deus único e Pai de todos: de Jesus Cristo e de todos nós, embora haja uma afirmação bíblica de que Jesus Cristo é Filho Unigênito de Deus.

Cremos que Ele seria unigênito, sim, mas apenas no sentido de ser Ele o único ser humano que atingiu aquele seu alto nível evolutivo de perfeição de nosso planeta Terra. Daí Ele ter sido enviado para nos dirigir em nossa caminhada em busca da nossa perfeição, igual à d’Ele. Aliás, esse fato nos demonstra que Ele não é Deus, pois, se fosse Deus, jamais poderíamos tomá-lo como exemplo para nós.

Lembremos que tanto Ele como nós somos deuses (Salmo 82: 6; e João 10: 34), mas somos deuses relativos. Absoluto é só o Único Deus Pai, Criador Incriado, enquanto Jesus Cristo é o Primogênito das criaturas, mas foi criado (Colossenses 1: 15).

Artigo publicado no jornal O Tempo em 15/01/2024
PS: Com este colunista, “Presença Espírita na Bíblia” na TV Mundo Maior e a tradução da Bíblia, N.T., com notas interlineares. Cássia e Cléia. Contato@ediorachicoxavier.com.br

José R. Chaves
José R. Chaves
Escritor, professor de português, jornalista, biblista, teósofo, pesquisador de parapsicologia e do Espiritismo. Tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E autor dos livros, entre outros, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

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