Sempre encontramos algum “iluminado” que quer, de todos os modos, abrir nossos olhos para sua verdade. Uns vão diretamente ao assunto, outros são matreiros, sutis no início, mas, quando desmascarados, assumem sua posição de querer nos converter. Muitos, quando indagados, não encontram respostas à altura; infelizmente pensam que todos nós Espíritas somos idiotas, que não sabemos nada de Bíblia, calam-se diante de nossos argumentos. Imaginamos que devem ficar espantados por não correspondermos ao que pensam de nós.
Vamos citar, a título de exemplo, um debate ocorrido entre nós e um contraditor, que, por sua maneira de falar, supomos ser evangélico, para que cada um dos nossos leitores possa tirar suas próprias conclusões. Tendo feito isso por várias vezes, percebemos que muitas pessoas estão esclarecendo suas dúvidas com esses debates, razão pela qual apresentamos mais um.
No presente caso, faremos questão de omitir o nome da pessoa, o qual será denominado apenas de Ricardo, uma vez que isso não vem ao caso, pois o que nos interessa mesmo sãos os argumentos suscitados.
Todo que corresponder ao que colocamos estará com alinhamento normal à esquerda, na fonte verdana, corpo 10, enquanto que o do nosso detrator terá um afastamento, fonte verdana, corpo 9, com pano de fundo azul, para ficar fácil a distinção entre o que cada um fala. O que for nosso dentro do que ele colocar ficará, apesar do afastamento, com pano de fundo amarelo, assim, também, o que for dele em nosso texto se manterá o pano de fundo azul.