Search
Close this search box.

As construções no mundo espiritual e as cartas consoladoras

Home E-books As construções no mundo espiritual e as cartas consoladoras
Home E-books As construções no mundo espiritual e as cartas consoladoras

Prefácio

Com certeza, este assunto é digno de muito estudo, de muitas pesquisas, de muito raciocínio e de muitas reflexões.

Deixaremos esclarecido que jamais quisemos ser o “dono da verdade”. Apenas buscamos pontos importantes sobre os fluidos diante de todo material que vimos a seu respeito.

Começando de nosso ilustre prof. Allan Kardec, que nos deixou simplificações, sem ter esgotado o tema, uma vez que não teve tempo suficiente para que pudesse se aprofundar mais nele. Estas simplificações já foram o bastante para sabermos que a matéria fluídica deve ser considerada a matéria do Espírito.

Também encontramos um imenso trabalho de pesquisa do notável pesquisador italiano Ernesto Bozzano, cujo resultado é necessário para compreendermos melhor o mundo Espiritual.

Assim como nós encarnados manejamos a matéria física, os desencarnados manejam a matéria fluídica, de acordo com o adiantamento espiritual, de tal forma que, quanto mais evoluído, maior poder tem de a manipular.

E isto nos parece muito racional, pois a matéria é nosso único instrumento evolutivo, seja a matéria física ou a fluídica. Na medida em que o Espírito se depura, menos ele necessita desta matéria, ele deixa de ser dominado por ela, porque aprende a dominá-la. Isto somente é possível quando ele consegue dominar suas paixões.

O desapego da matéria não depende do estado da consciência, porque se assim fosse, só pelo fato de termos conhecimentos, já entraríamos no mundo Espiritual, como Espíritos puros, de primeira ordem, desapegados totalmente da matéria.

E qual seria a finalidade da classificação dos Espírito em ordens? Quando aprendemos que a diferença das ordens; primeira, segunda, terceira é o apego material. Um apego que nos domina pela nossa inferioridade intelectual e moral, que resulta no fato de nosso pensamento ainda ser materialista.

A matéria que nos auxilia não tem culpa se o nosso pensamento é materialista. Ela foi criada por Deus para o nosso auxílio evolutivo, sem o qual nada seria possível. Seria um mergulho simplesmente no “nada”, porém o “nada” não existe!

Shirley de Siqueira
Poços de Caldas (MG)

Clique aqui e baixe o PDF com o texto na íntegra

Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.