Search
Close this search box.

Chico Xavier viveu na época da Revolução Francesa

Home Artigos Chico Xavier viveu na época da Revolução Francesa
Home Artigos Chico Xavier viveu na época da Revolução Francesa

Recorrendo a Wikipédia, vejamos algo a respeito da Revolução Francesa:

Revolução Francesa (em francês: Révolution française, 1789-1799) foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos evaporaram-se sobre um ataque sustentado de grupos políticos radicais, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país. (1)

A nossa primeira fonte sobre Chico Xavier (1910-2002) ter vivido nesse período vem de Arnaldo Rocha (1922-2012), conforme seu depoimento registrado por Carlos Alberto Braga Costa na obra Chico, Diálogos e Recordações…:

Como já lhe disse, pelo fato de nossas confidências terem sido tão veladas, jamais imaginei revelá-las a alguém. Ainda mais em formato de um livro. Para você ter uma ideia, em uma noite, após nossa reunião no Meimei, Chico, Clóvis, Ennio e eu lanchávamos em casa de Luiza. Quando ela se recolheu, Chico abaixou a voz e iniciou uma descrição fantástica sobre a Revolução Francesa. Diga-se de passagem: quando Chico resolvia abrir a “caixa-preta” do passado para nos ensinar lições de vida, ficávamos embasbacados. O gostoso era que esses fatos aconteciam naturalmente. O médium querido sempre se esquivava de perguntas fora de hora ou de assuntos descontextualizados. Mas, nessa noite, ele situou vários amigos na história francesa, inclusive nosso Senador (Emmanuel), na personalidade de Jean Jacques Turville um educador da nobreza. Já lhe adianto que Chico era uma mocinha e vivia na cidade de Arras; seu nome: Jeanne d’Arencourt. Durante o terror, fugiu para a cidade de Barcelona, vindo a desencarnar com tuberculose por volta de 1810. […]. (2) (grifo nosso)

Para derrubar essa informação de Arnaldo Rocha, foi inventada a história de que Chico Xavier havia rompido relações de amizade com ele, fato que demonstramos ser pura fantasia de quem não tendo argumento passou para o campo do ataque pessoal. Recomendamos nosso artigo “Chico Xavier teria rompido amizade com Arnaldo Rocha?”(3)

Clique aqui e baixe o PDF com o texto na íntegra

Paulo Neto
Paulo Neto
É palestrante e articulista da Mídia Escrita Espírita e não Espírita, com vários artigos publicados em um grande número de jornais e revistas, muitos dos quais poderão ser encontrados na Internet e principalmente neste site.
Esta reflexão não necessariamente representa a opinião do GAE, e é de responsabilidade do expositor.

Deixe um comentário

+ 34 = 42